Já lá vai o tempo em que o marketing de influência se centrava principalmente em celebridades e influenciadores populares que haviam acumulado um grande número de seguidores nas redes sociais. Com o espaço do marketing digital em constante crescimento e o marketing de conteúdo a tomar uma nova forma, o marketing de influência parece ter-se transformado numa nova abordagem. À medida que a indústria sofre esta grande mudança, os marketeers digitais e as agências são agora obrigados a alterar a sua estratégia, focando-se mais na autenticidade. Porquê? Porque as pessoas tendem a dar mais atenção a quem cria conteúdo relacionado com o que está a vender – os micro-influenciadores.
Os micro-influenciadores podem não ter milhões de seguidores, mas o seu público é altamente envolvido e extremamente leal, em comparação com as celebridades – que, apesar do seu grande número de seguidores, podem não gerar qualquer envolvimento ao colaborarem com marcas, devido à falta de autoridade numa área específica.
Por exemplo, seria benéfico para uma marca de roupa associar-se a um micro-influenciador de moda respeitável, que oferece dicas de estilo e rotinas de cuidados com a pele a uma base de fãs leal. Apesar de terem menos seguidores, esses seguidores confiam neles e estão sempre à procura de produtos que os ajudem a atingir os seus objetivos.
Da mesma forma, uma loja que venda utensílios de cozinha poderia optar pelos serviços de um blogueiro de culinária influente, que atraia mais um seguimento específico de amantes da gastronomia para promover a sua marca. Ao fazê-lo, o micro-influenciador não só irá gerar conversas em torno da gastronomia, mas também integrar os produtos no conteúdo.
Os eletrodomésticos serão vistos pelo público como mais funcionais, pois aparecerão como conselhos genuínos e de um amigo vindo de uma autoridade percebida como acessível e de confiança, em vez de mensagens de endossos patrocinados por celebridades.
Então, como empresa, quer obter mais valor?
Crie uma ligação pessoal com um mercado-alvo para alcançar um alto nível de envolvimento. Altas taxas de envolvimento resultam em mais interações, como gostos, comentários e até partilhas, o que influencia as decisões de compra.
Diretora Geral Adjunta