Gostemos ou não, as redes sociais se tornaram um componente necessário do marketing. Todos utilizam as redes sociais, incluindo o seu público-alvo, consumidores e concorrentes. Portanto, é vital estabelecer uma presença nas redes sociais com conteúdo atual e envolvente e que direcione o tráfego para o seu site e converta os visitantes em clientes.
Felizmente, ao contrário dos tipos tradicionais de publicidade, uma campanha nas redes sociais bem-sucedida não exige um grande investimento. O que precisa é dominar as estratégias para criar conteúdos envolventes ou procurar a ajuda de um profissional de marketing de negócios respeitável, como as Páginas Amarelas, para lidar com as suas campanhas.
Veja algumas dicas para ajudá-lo a criar conteúdos envolventes que irão valorizar suas redes sociais e alcançar o seu público-alvo:
Use a legenda certa
Lembre-se de resumir o seu conteúdo para explicar os seus produtos e serviços, seja claro e directo. Aposte em títulos envolventes que incluem uma pergunta ou uma observação, para chamar a atenção e descrever seu gráfico. As mensagens longas e demoradas perderão a atenção dos seguidores e os levarão a deixar de seguir sua marca. Portanto, é essencial mantê-los interessados, escrevendo conteúdo breve e compreensível.
Considere os emojis
Os Emojis podem ser ferramentas eficazes para tornar as suas mensagens memoráveis para o seu público. De acordo com um estudo, os indivíduos que receberam mensagens com emojis se saíram melhor em testes de memória do que participantes que receberam mensagens sem emojis. Portanto, lembre-se de incluir emojis relevantes para adicionar o tom e o interesse visual à sua postagem.
Adicione imagens ou vídeos de qualidade
Uma boa história sempre deve ter uma mensagem simples e direta. Certifique-se de incluir uma imagem ou um vídeo em cada postagem se estiver a utilizar as redes sociais para promover sua marca.
Caso seja possível faça as suas próprias fotos para garantir a qualidade das imagens. Pode sempre contratar um fotógrafo profissional ou comprar uma câmera de qualidade em vez de depender de imagens das bases de dados online para a elaboração de uma publicação de qualidade. Faça upload de imagens ou vídeos que interessam o seu público e observe que haverá automaticamente o aumento das reações nas suas publicações nas redes sociais.
Adicione hashtags relevantes
Para aumentar o alcance dos seus conteúdos, inclua palavras-chave relevantes e atuais. Pesquise hashtags para sua indústria online e dê preferência as mais utilizadas pelos seus concorrentes para determinar quais funcionam melhor.
Os hashtags são capazes de expor e entregar os seus conteúdos para público muito mais amplo quando utilizadas com sabedoria. No entanto, lembre-se de que nem todas as plataformas de mídia social suportam hashtags. Por exemplo, elas recebem muito engajamento no Instagram, mas pouco no Facebook.
Não se esqueça de um CTA convincente
Todos os tipos de conteúdo precisam de uma forte chamada à ação (CTA), especialmente nas redes sociais, para evitar que os usuários passem pela publicação sem entender o objetivo do mesmo.
Na CTA pode convidar o seu público a aprender mais sobre o assunto, experimentar algo novo ou comprar os seus produtos e serviços através de uma pergunta e ou compartilhamento de um link. Uma CTA envolvente deve ser concisa, clara e convincente, assim como uma publicação nas redes sociais.
Publique no momento certo
O momento da publicação é tão importante quanto escrever um conteúdo atraente nas redes sociais. Para cada rede social existem dias e horários ideais para publicar.
Analisar os resultados das redes sociais pode ajudá-lo a acertar o melhor horário para as suas publicações. Ainda pode ajudá-lo a descobrir os melhores dias para receber a maioria das visualizações e interações e determinar quando o seu público está online.