Os seus esforços nas redes sociais estão a dar resultado? Indicadores-Chave a monitorizar

Hoje em dia, todas as empresas devem investir nas redes sociais. Isso não só ajudará a promover a sua marca, como também lhe dará uma presença ativa online. 

Veja, não estamos a recomendar isto apenas porque é a tendência mais popular do momento. A verdade é que a maioria das empresas está online e pode aumentar ainda mais a sua influência se investir nestes canais. 

Se já criou canais nas redes sociais e está a trabalhar para construir uma comunidade de defensores leais em torno da sua marca, isso é ótimo. Mas como pode garantir que os seus esforços nas redes sociais estão a dar resultado, já que não se trata apenas de publicar regularmente? 

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Bem, precisa de monitorizar métricas específicas para avaliar a eficácia da sua estratégia. Aqui estão alguns indicadores-chave a monitorizar: 

  1. Taxa de Envolvimento 

Uma das métricas mais reveladoras é a taxa de envolvimento. Esta normalmente mede o quanto o seu público interage com o seu conteúdo através de gostos, partilhas, comentários e cliques. 

Isto significa que uma maior taxa de envolvimento resulta numa melhor interação com o conteúdo por parte de públicos relevantes, que têm mais probabilidade de tomar uma ação. 

Se o seu envolvimento for baixo, é um sinal de que precisa de repensar a sua estratégia de conteúdo ou de publicação. 

  1. Crescimento de Seguidores 

Embora ter um grande número de seguidores seja apelativo, também precisa de ter em mente a taxa de crescimento dos seus seguidores. É uma métrica importante. Um crescimento consistente sugere que o seu conteúdo está a ganhar tração e, portanto, a atrair novas pessoas. 

Se o número de seguidores estiver estagnado, então precisa de reavaliar novas estratégias que pode explorar para alcançar outros potenciais seguidores ou melhorar o apelo do conteúdo. 

  1. Tráfego no Website 

As redes sociais são uma ótima forma de direcionar tráfego para o seu website. Aproveite ferramentas como o Google Analytics para medir quanto do tráfego do seu site provém das redes sociais. 

Veja, se os seus esforços nas redes sociais forem eficazes, deverá ver um fluxo constante de visitantes a chegar às suas plataformas. Se não, considere ajustar os botões de chamada à ação ou o conteúdo que partilha. 

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  1. Taxa de Conversão 

Conseguir tráfego é uma coisa, mas esses visitantes estão a converter? Seja a inscrever-se numa newsletter, a fazer uma compra ou simplesmente a preencher um formulário de contacto, as conversões continuam a ser o objetivo final. 

Uma forma de monitorizar isso é estabelecendo quantos dos seus visitantes estão a realizar a ação desejada. 

  1. Menções à Marca 

Além disso, outra forma eficaz de monitorizar é acompanhando as menções à marca – tanto as que são marcadas como as não marcadas. Estas dão-lhe insights sobre a frequência com que as pessoas falam sobre a sua marca. 

Certifique-se de que monitoriza estas menções para entender como o público o perceciona e com que frequência a sua marca é discutida. 

Lembre-se sempre de que as menções positivas podem aumentar a sua reputação, enquanto as negativas destacam áreas a melhorar. 

Por fim, a verdadeira importância de uma estratégia de marketing nas redes sociais só se revela ao testar os métodos destacados – não é fácil. Mas, quando bem feito, as redes sociais podem ser uma das formas mais rentáveis de marketing para o seu negócio. 

Pode sempre gerir internamente ou contratar os serviços de uma empresa de marketing digital de renome, como as Páginas Amarelas, para fazer todo o trabalho criativo pesado por si. 

Certifique-se sempre de que a sua marca tem um toque de excelência nas redes sociais para gerar mais leads e vendas. Isso aumentará a sua conexão com clientes relevantes, servindo-os a um nível mais profundo. 

Sofia Almeida
Sofia Almeida

Diretora Geral Adjunta

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